Eureka! – eventos comunitários e exploratórios sob a forma de um micro-festival que tem lugar numa tarde de domingo, no Espaço Porta-Jazz, com performances, oficinas e apresentações/conversas orientadas por convidados de relevo, tudo sob égide de um tema único a cada sessão. Pretende-se suscitar a reflexão, o debate, a colaboração, a inspiração mútua, a ligação à academia, à ciência, à economia, o florescimento das artes, juntando participantes e público, em ambiente informal, com lugar a convívio, comes e bebes.
Chamada para participações para a sessão Eureka! #4 - "O Corpo que falha", dia 1 de Dezembro
Façam chegar as vossas propostas de intervenção até ao dia 14 de Novembro clicando aqui
Eureka! #4 - "O CORPO QUE FALHA", 1 DEZEMBRO 2024
Os dedos atrapalham-se sobre as teclas do piano, a voz quebra-se no topo da tessitura, a baqueta já não ressalta com a velocidade da juventude. A acção e o raciocínio saem frustrados pelo sono, cansaço, doença, indisposições, maleitas várias. O corpo que somos também é o corpo que perdemos, incontrolável, desordenado, cacofónico, degradando-se por uma multiplicidade de afectos que se impõem à vontade. Não poucos artistas buscam a alienação, jogam com estados de consciência. Que papel tem esse corpo que falha na criação e na experiência estética?
Enviem as propostas de intervenções, sob a forma de concerto, performance, palestra, projecção, instalação, etc., a ter lugar num espaço interior (montra, entrada, galeria, auditório, salas de ensaio), ou exterior (pátio, quintal) da Porta-Jazz. Os concertos ou performances devem ter no máximo 30 minutos. Cruzamentos de artistas de diferentes áreas disciplinares são especialmente bem-vindos. As intervenções devem reflectir, explorar ou interligar-se com o tema da sessão.