cartaz 9º Festival Porta-Jazz
seta direita seta esquerda
cartaz 9º Festival Porta-Jazz

“Origens” reúne uma serie de composições originais que descrevem o percurso desde a minha chegada a Portugal.

Este trabalho é o resultado da fusão do meu background musical e pessoal com as influências dos diversos projetos em que participei ao longo destes últimos anos, principalmente no circuito de Jazz da cidade do Porto.

Ricardo Formoso Trompete e Composição

Carlos Azevedo Piano

José Carlos Barbosa Contrabaixo

Marcos Cavaleiro Bateria


Crú: Espaço Cultural

Rua Alves Roçadas - Vila Nova de Famalicão

Foto Ricardo Formoso

Foto: Isabel González


Pedro Neves Piano

Miguel Ângelo Contrabaixo

Miguel Sampaio Bateria


Quinta do Caminho

Caminho de Santiago, Nº 2417, Pedreira, 4930-107 Cerdal

O nome do colectivo tem um desses grafismos sonoros que põem imagens e sons em conversa aberta. Como numa mancha de Rorshach, cada um vê (e ouve) o que quer a partir desse elemento isolado, mas convém não demorar muito na fase das apresentações porque há música para conhecer.

Os pLoo são liderados pelo baterista e compositor Paulo Costa, numa formação que soma ainda Diogo Dinis (contrabaixo e baixo eléctrico), Eurico Costa (guitarra), Daniel Dias (trombone) e João Mortágua (saxofone alto). O primeiro álbum foi lançado em 2015 e teve por título Estereograma, estando a ser feita a apresentação do seu sucessor, Pele de Papel, editado em Maio deste ano com o Carimbo Porta-Jazz.

O som do quinteto é uma experiência multicultural, onde coabitam o jazz, a música do mundo, a improvisação livre e a música contemporânea, numa harmonia polvilhada de dissonâncias voluntárias. Uma viagem com ponto de partida diferente a cada actuação, desta vez integrada na ESMAE Jam Session, sessão que se realiza há mais de uma década à terça-feira.

Paulo Costa Composição, Bateria e Didgeridoo

Diogo Dinis Contrabaixo e Baixo

Eurico Costa Guitarra

Daniel Dias Trombone

João Mortágua Saxofone Alto


CILV

Av. Pinto da Mota, 4930-600 Valença

Foto pLoo

Foto: Pedro Costa