“Something to Believe In” é o projeto resultante da inspiração que o contrabaixista e compositor Nuno Campos foi encontrar na mitologia egípcia, nas suas ancestrais narrativas e no fascínio que, ainda hoje, esta civilização antiga provoca ao restante mundo. Líder do seu quarteto com quem editou o disco de estreia “TaCatarinaTen”, compôs as várias peças musicais deste novo trabalho lançado pelo Carimbo Porta-Jazz em 2023, após uma visita ao Cairo para participação no seu festival de jazz anual. Inspirado nas narrativas e memórias construídas individualmente e pelo grupo, este disco comporta um forte carácter melódico influenciado pelo jazz, pela música improvisada e pela música contemporânea, com Bartok e Messiaen como referências maiores.


foto Nuno Campos 4tet

Nuno Campos Contrabaixo e composição

José Pedro Coelho Saxofone Tenor

Miguel Meirinhos Piano

Ricardo Coelho Bateria


Entrada Livre


Jardins do Palácio de Cristal

R. de Dom Manuel II, 4050-346 Porto

Cartaz Porta-Jazz ao Relento 2024

Com liderança por um dos maiores valores da música nacional integrados na nova geração de artistas, matriz_motriz é a proposta de Mané Fernandes para a 9ª edição da residência feita no decurso do festival Guimarães Jazz em 2022. Esta parceria acontece sob duas premissas basilares – a interação entre a música e outra área artística, neste caso a dança, e o convite a jovens artistas sediados noutros países da Europa. Este projeto revela, assim, o imaginário do criativo improvisador, compositor e guitarrista, tendo sido amadurecido ao longo de uma intensa semana de trabalho e experimentação em torno da “origem do Todo e o Movimento que lhe é inerente”. Uma exploração sobre a especificidade do movimento, seja este físico, rítmico, harmónico ou tímbrico. Com a Voz e o Corpo como pilares da sua acção, este ensemble, sem a secção rítmica tradicional do jazz, apresenta-se como "uma drum-machine do futuro, feita de sonhos. Nesta versão exclusivamente musical (sem a coreografia e interpretação de Brittanie Brown) o projecto reequilibra-se com maior flexibilidade na interpretação das formas e do conteúdo."


foto Mané Fernandes

Mané Fernandes Guitarra, pedais, composição

Mariana Dionísio Voz

Vera Morais Voz

Sofia Sá Voz

João Grilo Piano preparado e electrónica


Entrada Livre


Jardins do Palácio de Cristal

R. de Dom Manuel II, 4050-346 Porto

Cartaz Porta-Jazz ao Relento 2024

Constituindo ao longo dos últimos anos um dos principais focos criativos do saxofonista João Mortágua e afirmando desde logo uma estética composicional arrojada, transversal e eclética, Axes é um projeto de referência no panorama nacional, que já foi além fronteiras, percorrendo vários palcos dos festivais europeus.

Em "Hexagon", o segundo álbum deste sexteto, editado em 2023 com o Carimbo Porta-Jazz, Mortágua dá definitivamente um passo em frente na história da banda, erguendo sobre os seus alicerces identitários toda uma nova construção geométrica, baseada na narrativa dos ângulos e dos polígonos. Partindo dessa premissa arquitetónica, a música deste novo álbum revela-se firme e impactante, buscando no equilíbrio entre a força e a emotividade o ónus do seu significado: uma permanente construção conjunta sobre a tela em branco que é a nossa passagem por este mundo.


foto AXES Hexagon

João Mortágua Saxofone soprano e composição

José Soares Saxofone Alto

Hugo Ciríaco Saxofone Tenor

Rui Teixeira Saxofone Barítono

Filipe Louro Baixo eléctrico

Pedro Vasconcelos Bateria


Entrada Livre


Jardins do Palácio de Cristal

R. de Dom Manuel II, 4050-346 Porto

Cartaz Porta-Jazz ao Relento 2024

Duarte Ventura (vibrafone) e Hugo Ferreira (guitarra) são dois músicos e amigos, residentes em Lisboa e no Porto. Em Setembro de 2022 juntaram-se pela primeira vez em formato de residência artística, completando um quarteto com João Cardita (bateria) e João Fragoso (contrabaixo), e assim formando este projecto, GODUA. Desde aí têm-se reunido periodicamente em contexto de ensaio, de composição conjunta, e de concertos ao vivo, dando continuidade à jornada iniciada. Têm o objetivo de construir uma sonoridade própria e íntima, em que coabitam a identidade musical de cada um, e se evolua a forma musical da sua junção.


foto Godua

Duarte Ventura Vibrafone

Hugo Ferreira Guitarra

João Fragoso Contrabaixo

João Cardita Bateria


Entrada Livre


Jardins do Palácio de Cristal

R. de Dom Manuel II, 4050-346 Porto

Cartaz Porta-Jazz ao Relento 2024

João Mortágua Saxofone

João Cardita Bateria


Maus Hábitos

R. de Passos Manuel 178 4º Piso, 4000-382 Porto


Entrada Livre

imagem Jazz à Mesa

"Brian Eno, Aphex Twin e Nate Mercereau são algumas das influências que Afonso e Ricardo vão buscar para este concerto a duo. Assim, um saxofone, uma guitarra elétrica e uma panóplia de pedais de efeitos fazem uma ode à música ambient."

Afonso Boucinha Silva Saxofone, electrónica

Ricardo Alves Guitarra, electrónica


Maus Hábitos

R. de Passos Manuel 178 4º Piso, 4000-382 Porto


Entrada Livre

imagem Jazz à Mesa

Eventos Passados