O CORETO é formado por 12 elementos da nova geração de músicos ligados à cidade do Porto, cujas actividades individuais são reconhecidas na cena jazzística nacional e internacional e que é reconhecido como um dos mais importantes grupos de Jazz em Portugal.


Writing original music for a large jazz ensemble is challenging. Allowing for this music enough freedom for an improviser’s voice even more challenging. CORETO has achieved a brilliant balance between the written and the improvised. The music is full of surprises, colors and ideas and is beautifully served by inspired soloists. A rare feat in today’s culture!

Treat yourself to this music.

liner notes by Ohad Talmor - composer / saxophonist


Críticas


[…] O Coreto apresenta mais um volume de jazz actualíssimo, que tem tanto de cerebral e complexo como de frenético e vibrante

in Jornal Público (Ípsilon) 9 Fevereiro 2018


[…]Decididamente, uma edição para ouvir muitas vezes e guardar na estante lá de casa.

in Jazz.pt


[…] Modernidade, erudição, engenho, música cheia, séria, sem concessões, Analog - que foi para mim o melhor disco de Jazz nacional de 2017 - é um exemplo maior da maioridade do Jazz que se faz em Portugal

in Jornal de Letras, 25 de Abril 2018.


Melhores Cds Nacionais Jazz Logical 2017 - Analog


Melhores CDs Nacionais 2015 segundo a Jazzlogical – Sem Chão


Melhores do Jazz (nacional/internac.) de 2014 segundo o Jornal Público - Mergulho


Melhor CD Nacional 2012 segundo a Jazzlogical – Aljamia


[…]“Aljamia”, de 2012, do qual [João Pedro Brandão] é autor e arranjador da totalidade das composições, é uma das obras fundamentais do jazz nacional da última década…

in Jazz.pt


Existe sempre um risco quando o trabalho artísitico resulta de um estudo académico. O risco reside do facto de o projecto artístico ter que reflectir o estudo teórico, podendo desta forma, condicionar a liberdade criativa e o fruir do acto composicional. Neste trabalho João Pedro Brandão consegue, sem dúvida, transformar o aparente condicionalismo numa força agregadora capaz de colher o melhor dos dois mundos, oferecendo em cada um dos temas uma viagem pelos sons do Mediterrâneo. Técnica e criatividade são combinados de forma equilibrada num resultado final supreendente.

Carlos Azevedo (pianista, compositor) - liner notes Aljamia


…Brandão’s modus operandi is based around constant thinning and thickening—juxtaposing singular elements against one another, and mixing light with dark… …Though still at an early stage as a cooperative unit, this album is a good indication that the association has the potential to do for its scene what the Brooklyn Jazz Collective has done on the other side of the pond: pool its resources to create intriguing music that bonds its members together as a group, but highlights its unique personalities…. …Odd combinations, like flute against bass (“Kalenderi”), seem completely normal in Coreto’s world, which thrives on the unexpected. While this band seems at home in moody environs, whether creating busy cross-melodic traffic or simply exploring a minor key arena, it’s also capable of creating extreme beauty and joyous affairs. The luxuriant harmonies at the outset of “Aeroporto” are ambrosia for the ears, while “Danças a Leste” is an outright aural party….

Dan Bilawsky in All About Jazz


…The learned quality of Brandão’s six compositions for Aljamia bears witness to this wealth of inspiration, but the record is not a visit to an ethno-musicological museum where the pieces of the musical mix are dissected under glass. The many musical strands of Brandão’s passion remain as intertwined here as they do in the best examples of living, breathing music on both shores of the Mediterranean… …The performances are rhythmically and dynamically complex and pleasing… …Long performances make room for some fine solos: trumpeter Susana Santos Silva‘s suitably Arabic-informed intervention on the opening “Kalenderi”; Brandão on alto sax on the gentle “Aeroporto”; and bassist José Carlos Barbosa on “Ensaio Primeiro.” …The record is attractively packaged, with an especially-appreciated accounting of who is soloing where. Excellent marks all around….

Jeff Dayton-Johnson in All About Jazz


...esta pequena orquestra …interpreta um conjunto de 6 temas originais de João Pedro Brandão, que aqui se revela como compositor e arranjador de pleno direito. …partindo de um pressuposto académico de estudo de influências mediterrânicas para a criação de reportório jazzístico, resulta num objecto cativante, equilibrado, conjugando o ”melhor de dois mundos”. Estas influências, entendidas de forma abrangente e claramente perceptíveis em temas como “Kalenderi” ou “Danças a Leste”, servem como impulsos criativos a que o grupo e os solistas reagem com personalidade própria num disco que surpreende tanto pela qualidade geral da composição e da prestação rigorosa do ensemble, como pela inspiração e pertinência dos solos e momentos improvisados … …globalmente, este é um disco que denota uma maturidade invejável e o seu carácter completamente acústico é um elemento “refrescante”. Um notável primeiro lançamento que reforça o significado e a importância da Associação Porta-Jazz e destes músicos em concreto na renovação ou refundação do jazz português…

João Martins in Jazz.pt


…João Pedro Brandão inspira-se na música tradicional do Mediterrâneo – objecto de estudo do saxofonista -, para compor algumas das mais belas peças que me foi dado ouvir nos últimos tempos. Com um engenho insuspeitado, Brandão revela-se um exímio organizador da massa sonora que os oito sopros e a sólida secção rítmica lhe autorizam… … tenho alguma dificuldade em evidenciar uma ou outra das composições do disco, pois unidade e consistência são outras das suas características. Num momento em que todos os dias surgem vedetas, se outra coisa Aljamia comprova, é que o trabalho porfiado, a humildade, a par de uma mente aberta e o gosto pela música, compensam. Juventude, perseverança, entusiasmo, são os segredos da frescura de Aljamia…”

Leonel Santos in jazzlogical.net (24 de Julho 2012)


…O grupo reúne alguns dos instrumentistas mais talentosos do Norte, como os palhetistas João Pedro Brandão e José Pedro Coelho, a trompetista Susana Santos Silva ou o pianista Hugo Raro. Os temas de AP servem-se do potencial do grupo, explorando diferentes ambientes, combinando a energia debig band com a criatividade dos instrumentistas. Acima de tudo há que realçar a qualidade das composições de AP, particularmente a magnífica Suite da Terra, que na sua amplitude e na sua diversidade é a essência deste disco. Este é já um dos melhores registos da colecção Porta-Jazz e, se a passagem do tempo lhe fizer justiça, ficará para a História do jazz feito em português.

Nuno Catarino in Público

This is a ravishingly beautiful Big Band album…

in Jazzdagama.com

João Pedro Brandão Saxofone alto, flauta, composição

José Pedro Coelho Saxofone tenor

Hugo Ciríaco Saxofone tenor

Rui Teixeira Saxofone barítono

Susana Santos Silva Trompete

Ricardo Formoso Trompete

Andreia Santos Trombone

Daniel Dias Trombone

AP Guitarra

Hugo Raro Piano

José Carlos Barbosa Contrabaixo

José Marrucho Bateria


Discografia

Capa disco Coreto Analog

Coreto

Analog

PJ 039 2017

Capa disco Coreto Sem Chão

Coreto

Sem Chão

PJ 018 2015

Capa disco Coreto Mergulho

Coreto

Mergulho

PJ 010 2014

Capa disco Coreto Aljamia

Coreto

Aljamia

PJ 001 2012

Coreto Porta-Jazz

Foto: Adriana Melo - Mínima