SOBRE

A Porta-Jazz é uma associação sem fins lucrativos, criada e gerida por músicos, que tem como principais motivações a promoção e a sustentabilidade do meio de Jazz portuense, apoiando a criação original e música improvisada nesta área artística.

Para além de uma editora com quase uma centena de discos no catálogo - Carimbo Porta-Jazz - a Associação dispõe de um Espaço próprio, epicentro de toda a sua dinâmica. Local de concertos e ações de mediação de públicos, também funciona como incubadora de projetos musicais em residência, sendo uma casa aberta à comunidade de músicos sediados no Porto. No número 156 da Praça da República, Porto, há concertos e Jam Sessions semanalmente!

O Festival Porta-Jazz, atualmente co-produzido pelo Teatro Municipal do Porto, marca o momento em que a Porta-Jazz oferece à cidade, em formato celebratório, a sua mostra mais importante e completa. É onde se espelha a cada ano que passa o meritório trabalho a várias frentes que esta associação de músicos portuenses produz, com impacto mediático, forte adesão de público e com dimensão internacional. Para além do Festival Porta-Jazz, são feitos outros ciclos em espaço público no Porto, como o Porta-Jazz ao Relento e os concertos na Feira do Livro, reforçando a confiança efetivada na parceria com o Município do Porto.

Este movimento alastra-se para fora da cidade, através de ciclos de concertos concretizados em diversos locais no território nacional – Maia, Paredes de Coura, Coimbra, Barcelos, Famalicão, Açores, Braga, Guimarães, Santo Tirso – e internacional, como em Espanha (El Cercano), Áustria (Bezau Beatz), Polónia (Jazz Art Katowice), Suíça (AMR), Finlândia (Tampere Jazz), Lituânia (Improdimensija), Egipto (Cairo Jazz Festival), entre outros.

A itinerância nacional conta com ações de mediação de públicos e sessões de formação. A associação dinamiza concertos participados pelo público sem qualquer preparação prévia - Imersão / Improvisação - ou com carácter de maior duração, como o projeto Locomotiva, que compreende várias sessões de trabalho com estudantes de música em torno dos fundamentos básicos da improvisação, culminando num concerto de apresentação final.

Desde há 15 anos que a Porta-Jazz define caminhos e permite o crescimento e a sustentabilidade do meio de Jazz e de música improvisada no Porto, nas suas mais diversas vertentes artísticas, centrando-se na criação de conteúdos experimentais e originais.

 

Equipa 

João Pedro Brandão - Coordenação
Mariana Vergueiro - Assistente de Direção
António Pedro Neves - Gestão Administrativa
João Fragoso - Produção Executiva
Joana Raquel - Comunicação
Maria Mónica - Imagem, design gráfico, animações
Sérgio Valmont - Som

Órgãos Sociais 

Direção:
João Pedro Brandão 
Nuno Trocado
António Pedro Neves

Mesa da Assembleia e Conselho Fiscal:
Marcos Cavaleiro
Susana Santos Silva
João Paulo Rosado
Eurico Costa
João Guimarães
Hugo Ciriaco

 

Membros da Casa

Afonso Boucinha Silva
Ana Marques
André Silva
Antón Quintela 
Beatriz Vieira
Carlos Azevedo
Clara Lacerda
Demian Cabaud
Eduardo Dias
Eurico Costa
Gil Silva
Gonçalo Cravinho
Gonçalo Ribeiro
Hugo Caldeira
Hugo Ciríaco
Hugo Ferreira
Inês Gouveia
Joana Raquel
João Alves
João Cardita
João Fragoso
João Grilo
João Guimarães
João Paulo Rosado
João Pedro Brandão
João Pedro Dias
João Próspero
João Rocha
João Silva Araujo
Joaquim Festas
José Pedro Coelho
José Vale
Josué Santos
Luís Castro
Mané Fernandes
Marco Coelho
Marcos Cavaleiro
Mariana Vergueiro
Miguel Meirinhos
Neves AP
Nuno Campos
Nuno Trocado
Pedro André
Pedro Molina
Pedro Neves
Pedro Simões Matos
Rafael Gomes
Ricardo Coelho 
Ricardo Moreira
Rui Catarino
Sara Santos Ribeiro
Sérgio Tavares
Susana Santos Santos Silva
Teresa Costa
Xavier Nunes
Zé Stark