Eurico Costa – Guitarra

Eurico.jpg

Eurico Costa (n. 1979), guitarrista sediado no Porto, Portugal.

Concluiu em 2002 o curso de Guitarra Clássica do Conservatório de Música do Porto.

No mesmo ano ingressou na Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo, no Porto, onde concluiu a licenciatura em Jazz – Performance em Novembro de 2006. Estudou com professores como Nuno Ferreira, Afonso Pais, Carlos Azevedo e Pedro Guedes, entre outros.

Durante a sua formação académica teve a oportunidade de participar em diversos workshops e masterclasses com alguns dos mais prestigiados músicos de jazz da actualidade, nomeadamente Richie Beirach, Cecil Bridgewater, Peter Erskine, James Carter, Matt Wilson, Jeff Williams, Frank Mobüs, André Fernandes, Jonathan Kreisberg, Aaron Goldberg, Bill McHenry, Mark Turner, Chris Cheek, Andrew d’Angelo, Steve Cardenas, Lage Lund e Hal Crook.

A sua experiência profissional é variada e conta com incursões no mundo da música improvisada, realização de bandas sonoras “live”, participações em peças de teatro, projectos de world music e de rock.

No entanto, é no jazz onde concentra a sua maior actividade, designadamente nas formações Eurico Costa Quarteto, Eurico Costa Trio, Ensemble Super Moderne, ZERO – João Guimarães Octeto, pLoo e no seu mais recente projecto, the Nada.

Colabora regularmente com o Remix Ensemble, a Orquestra Jazz de Matosinhos e a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música.

No âmbito dessas colaborações actuou já em salas como Sala Guilhermina Suggia (Casa da Música), Wiener Konzerthaus, Volksbühne Berlin, Kampnagel, São Luiz Teatro Municipal, Theatro Circo, bem como nos festivais do Avante, de Paredes de Coura e de Vilar de Mouros.

Actualmente lecciona na Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo e na Escola de Música Valentim de Carvalho, as disciplinas de guitarra jazz e combo, além de, pontualmente, realizar oficinas de jazz e improvisação.

É membro fundador da Associação Porta-Jazz, entidade que se dedica à divulgação e promoção do jazz na região norte do país.