Acácio Salero – Bateria

Bio

Acácio “Salero” Cardoso nasceu em Viana do Castelo em 1967.

Aos 18 anos ingressou na Escola de Jazz do Porto na qual estudou com Mário Barreiros e onde mais tarde viria a leccionar. Foi membro fundador do Septeto de Jazz do Porto e da Orquestra de Jazz do Porto.

Em 1988 desloca-se a Madrid para participar em workshops com Adam Nussbaum, John Abercrombie, Jim McNealy, Jerry Bergonzi e Mike Richmond. Em 1990 e 91 participa em workshops com Kenny Washington, Alan Dawson, Sir Roland Hanna, Rufus Reid, Clark Terry, Hal Galper, Ira Gitler e Bill Pierce.

Em 1994 foi solicitado para co-dirigir com Bill Goodwin (baterista do Quinteto de Phil Woods) o programa de bateria e percussão para o Artico, uma organização patrocinada pela União Europeia, que realizou cursos para músicos profissionais na área de Lisboa.

Também autodidacta no saxofone, estudou improvisação com o Prof. Alberto Jorge. Tem vindo a estudar saxofone alto e composição desde 1998.

É co-fundador do projecto de “world music” – Adufes – encomenda feita pelo Comissariado da Expo 98.

Participa no Colectivo Português de Percussão que sob a direcção de Max Roach actuou integrado no Festival de Jazz da Fundação Calouste Gulbenkian.

Gravou o disco “which way what” do saxofonista compositor Patrick Brennan com a participação do contrabaixista Rachim Ausar Sahu. Efectuou vários concertos com esta banda tendo como solista convidado o trombonista Steve Swell, um dos grandes nomes da música improvisada mundial.

Faz parte do “Lisbon Improvisation Players” com o qual já gravou dois discos -“Lisbon Improvisation Players/Motion” – participaram Rodrigo Amado ( barítone e tenor saxofone), Steve Adams (sopranino & tenor saxophone), Ken Filiano (double bass) e Acácio Salero (drums).

Participa com Paul Dunmall (sax tenor), Dave Kane (double bass), Rodrigo Amado (barítone saxofone) no Atlantic Waves 2003, integrado no Festival de Jazz da BBC em Londres.

É co-fundador de um Ensemble de improvisação com 4 baterias (Acácio Salero, Marco Franco, José Salgueiro, Alexandre Frazão – TIM TIM por TIM TUM. Gravou um disco no qual participa um dos grandes bateristas da actualidade na música improvisada – Jim Black.Com os TIM TIM por TIM TUM participou no projecto de Nuno Rebelo – Guitarras Mutantes encomenda da Expo 98.

Carlos Azevedo Ensemble (encomenda do 9º Festival de Jazz do Porto), Zé Eduardo Unit, Quarteto de Pedro Guedes, Trio de Sérgio Plágio, Trio de Pedro Madaleno.

No âmbito da pré inauguração da Casa da Música (Festival em Obra Aberta), tocou música de Carla Bley, dirigida pela própria e com a participação de Steve Swalow e Gary Valente.

Concerto de encerramento da Porto 2001 – Capital Europeia da Cultural, dirigida por Zé Eduardo interpretou obras de: António Pinho Vargas, António Pinto, Bernardo Sassetti ,

Carlos Azevedo, Laurent Filipe, Mário Laginha, Pedro Moreira e Zé Eduardo. Nesta ocasião participaram como músicos convidados três solistas de prestígio mundial: Bob Berg, Ingrid Jensen e Conrad Herwig.

Em 2002, em parceria com o prestigiado Remix Ensemble, interpreta a música do célebre disco da dupla Miles Davis/ Gil Evans “Sketches of Spain”dirigida pelo maestro Stephan Ashbury.

Em 2004, com o repertório original da Orquestra de Jazz de Matosinhos, participa num concerto no Teatro Rivoli, com um dos grandes solistas da actualidade, o saxofonista tenor, Mark Turner. Também nesse ano, inserido nas comemorações do Dia Mundial da Música, apresentam, no Centro Cultural de Belém, o saxofonista tenor Rich Perry.

Por encomenda do Festival de Jazz do Porto, em 2005 integra o Sexteto de Paulo Perfeito , no Festival de Jazz do Porto (Teatro Rivoli) com a peça Bodhi Suite.

Em 2007 dá início ao seu projecto “Acácio Salero -Secret Apache”, com composições suas. Estreia, nesse ano, este projecto na ACERT, passando pelo Cineteatro de São Pedro do Sul, Servartes, e em 2009, apresenta-se no 7º Festival de Jazz do São Luís e no Sines em Jazz.

Em 2009/2010 é professor de bateria do Curso Livre na Escola de Arte de Sines.
Em 2011 co-cria com Paulo Gomes, o Cool Jazz Trio.
Desde 2010 está a lecionar na Escola de Música da Valentim de Carvalho (Porto), Orfeão da Feira (Stª Maria da Feira) e Escola 7 Notas na Maia.
Em 2011 co-cria o Cool Jazz Tro com Paulo Gomes no Piano e Miguel Ângelo no Contrabaixo.
Em 2012 integra a Tribeca Jazz Band.
Em 2013 integra o grupo Funky Bones Factory e o trio MAP, ambos com disco gravados em Dezembro de 2013 e a serem lançados no primeiro semestre de 2014.
Em 2015 integra o Trio de Filipe Teixeira e o Quarteto do Guitarrista AP.
Em 2016 da inicio ao seu quarteto de composições originais de sua autoria“Salero’s-El Kapitan” que conta com o contrabaixista Miguel Angelo, AP na guitarra e Zé Pedro Coelho no sax Tenor.

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 http://www.rtp.pt/play/p269/e171084/cinco-minutos-de-jazz

Bio

Acácio Salero was born in Viana do Castelo in 1967. At 18 he entered in the Oporto’s Jazz Scholl where he studied whit Mário Barreiro and later became a teacher. He was one of the founding menbers of the “Septet Jazz of Oporto” and The Jazz Orchestra Of Oporto. In 1988 he went to Madrid to participate in workshops whit Adam Nussbaum, John Abercrombei, Jim McNealy, Jerry Bergonzi and Maíki Richmond.

In 1990 and 1991 he also took part in workshops whit Kenny Washington, Alan Dawson, Sir Roland Hanna, Rufus Reid, Clark Terry, Hall Galper, Ira Gitler and Bill Pierce.

In 1994 he was asked to co-direct whit Bill Goodwin (drummer of the Phil Woods Quintet) in the drum program and percussion for “Artico”, an organization supported by the European Union which organizes courses for professional musicians in Lisbon area.

In 1995, he recorded “which way what” of the composer and saxophone player Patrick Brenam whit the participation of the double bass player Rachim Ausar Sahu. He made several concerts whit this band and the invited soloist was the trombonist Steve Swell, one of the most important names of the world improvised music.

Founder member of “Ensemble of Improvisation whit 4 drums” – TIM TIM POR TUM TUM – Acácio Salero, Marco Franco, José Salgueiro, Alexandre Frazão. A CD was recorded in which Jim Black played.

He also participated in the “Portuguese Collective of Percursion” , 1996, which under the direction of Max Roach acted in the Jazz Festival of Calouste Gulbenkian Foundation.

Co founder of Jazz Orchestra Matosinhos, he played on the pre-inauguration of Casa da Música in 2003 (Festival Porta Aberta) directed by Carla Bley and also the participation of Gary Galent. On this year he played in BBC Jazz Festival, whit Atlantic Waves.

Commissioned by the Oporto’s Jazz Festival in 2005 integrates Sextet “Perfect Paul”, in the Jazz Festival of Porto ( Rivoli Theatre ) with the play “Bodhi Suite” .

In 2007 launches ” Acacio Salero Secret Apache ” project with his compositions. Debut that year in this project ACERT , through Cineteatro São Pedro do Sul, and in 2009 presents this project in the 7th Festival of Jazz in São Luís theater and Jazz Festival of Sines .

In 2009/2010 he became a drum´s theacher at the School of Art Sines . In 2010 Acácio Salero creates – SamuraiMagazine , a trio with drums , bass and baritone saxophone. In 2011 co-created with Paulo Gomes, Cool Jazz Trio .

He has been teaching since 2010 in Valentim de Carvalho music school, ( Porto), Orfeão da Feira ( St ª Maria da Feira ) and 7notas . In 2011 co-creates the Cool Jazz Trio with Paulo Gomes on piano and Miguel Angelo on bass .

In 2013 he records 2 Cd’s with the groups MAP and Funky Bones Factory, which were launched on 2014.

In 2015 he integrates the Trio of Filipe Teixeira and the Quartet of Guitarist AP.

In the beginning of 2016 he quartet of its authorship “Salero’ stamps Kapitan” that Miguel counts on the contrastock exchange operator Angelo, AP in the guitar and Zé Peter Coelho in sax Tenor.

In 2016 began his quartet of original compositions “Salero’s-El Kapitan” with Acácio Salero on the drums, Miguel Ângelo on the bass, AP on the guitar and Zé Pedro Coelho on the sax Tenor.