Baba Mongol – Eles e os Outros

Listen / Buy CD

capa_frente-1

José Pedro Coelho: Sax Tenor & Soprano
Rui Teixeira: Sax Barítono, Sax Alto & Clarinete Baixo
Hugo Raro: Piano & Piano Preparado
Filipe Teixeira: Contrabaixo
António Torres Pinto: Bateria

Desde o lançamento do seu primeiro disco, em Maio de 2011, os Baba Mongol continuaram a trabalhar em novas composições. Acreditando ter aprimorado um novo naipe de temas que merecia ganhar vida para o público, registaram-no em disco.

Mantendo a sonoridade forte e assumidamente acústica do primeiro trabalho, os Baba Mongol ambicionam despertar a atenção para outras possibilidades de explorar sensações através da música. Ao leque de temas seleccionados, na sua maioria constituido por canções no sentido mais lato do termo, foi dada especial atenção à sua forma e estrutura, contrariando assim, a uniformização de formatos que nos dias de hoje, dominam e limitam a criatividade dos músicos.

Sem ceder a essas pressões, os “Baba Mongol” pretendem manter-se fiéis ao caminho escolhido e reforçar, com este segundo trabalho, o universo de sensações no qual vivem, imaginam e sentem a música.

Críticas:

…Reunindo um grupo de compinchas que têm participado em alguns dos seus anteriores discos, Baba Mongol é um quinteto que trabalha uma música distinta. Esta é, antes de mais, uma música gingona, com swing — lá pelo meio do disco há mesmo um tema chamado Sr. Suingue — e ao longo dos 45 minutos do álbum são apresentados 21 temas, algo pouco normal para um disco de jazz. É verdade que alguns desses “temas” são apenas breves interlúdios, mas a média dos temas “normais” fica-se entre os três e os quatro minutos. Esta acaba por ser uma característica diferenciadora, preferindo o quinteto apostar numa música concentrada, muito estruturada, onde o espaço é bem definido…

in: Jornal Público

 

Voltar ao Catálogo / Back to Catalogue

Anúncios