Programação (PT) Program (EN)
Tickets

Os "Membros Porta-Jazz" terão 50% de desconto e poderão adquirir os bilhetes nos dias do festival na bilheteria do Rivoli.

Para aderir: portajazz.com/associacao

seta direita seta esquerda
cartaz 12º Festival Porta-Jazz cartaz 12º Festival Porta-Jazz
seta direita seta esquerda

12º FESTIVAL PORTA-JAZZ

Como se vem ao mundo!

No ano em que se realiza o segundo Festival desde que o mundo se alterou e depois de uma décima-primeira edição atípicamente ao ar livre, a Porta-Jazz, neste vai e vem de portas que se abrem e fecham, regressa ao calor do mítico Rivoli, revolucionando o espaço de acção do Festival e abolindo o mais que pode as divisões entre salas, palcos e processos.

Nesta demanda quase existencialista e apontando o foco à translucência presente na própria forma de existir e agir, quer-se com este formato de Festival, também e através da multidiversidade transversal e metamorfósica das suas propostas, proporcionar ao público uma visão mais livre dos ornamentos e liturgias de um palco convencional. Um palco aberto e diáfano que na sua transparência, espelha o nu e o cru. Sinónimos de uma arte genuína e humanizante, forjada com a alma e o amor.

O 12º Festival Porta-Jazz é mais uma vez uma mostra de um meio local que nunca deixou de acolher e crescer com o restante e circundante mundo. São 17 concertos em três dias envolvendo mais de oitenta músicos sem contar com equipas de produção. Nesta extensa lista de concertos não falta a presença do prolífico braço editorial da associação, o Carimbo Porta-jazz, com lançamentos e estreias e concertos de alguns músicos e projetos editados em 2021. Uma mostra, como já se salientou, multidimensional no espaço modularmente expansível e intercomunicante em que decorre, bem como onde se alimenta, inspira e materializa artisticamente.

Uma dinâmica que se revela em forma de residências e parcerias artisticas com outras associações de músicos nacionais como a já habitual Robalo de Lisboa ou a Amr, associação Suiça com base em Genebra e a parceria com o festival Austríaco Bezau Beatz. Encomendas e estreias a músicos em ascenção e na diáspora, seminários e concertos com nomes mais estabelecidos e internacionais, cruzamentos em palco com outras artes como a pintura, em tempo real e Ensembles de escolas com honras de abertura das tradicionais “Jam Sessions”.

Neste carrossel de celebração musical de mecanismo aberto, o 12º Festival Porta-Jazz apresenta-se nu. Não literalmente, evitando a frieza do tempo e dos costumes, mas de uma forma metafórica. A metáfora da nossa existência, livres, claros e simplificados, como se vem ao mundo!